h1

Culinária Oriental – Shogayaki

julho 31, 2009

Pra quem me conhece um pouquinho soh, já sabe que sou aficionado pelo Japão. Durante muitos anos sempre que via um anime eu queria saber qual era, se via um kanji queria saber o significado, ficava maravilhado com katanas e shurikens, mas teve uma coisa que não me chamava a atenção, a culinária.

Tá, eu sou um fresco pra comida. Em algum momento da minha vida por alguma razão que desconheço eu aprendi que posso me recusar a comer qualquer coisa(que tenha experimentado ou não) dizendo que não gosto. Não como qse nenhuma verdura, frutos do mar não me chamam a atenção e até macarrão não sou chegado.

Conforme fui crescendo vi que todo mundo comia melhor que eu e isso me incomodava um pouco. Então resolvi revolucionar, experimento tudo(sem trocadilho) antes de dizer que não gosto. Ok, quase tudo. Não pretendo experimentar nem ostras nem acarajé. Aparência e cheiro são importantes e os dois são reprovados nesse quesito.

Mas voltando ao assunto, outra coisa que era desconfiado e gostei depois de provar é a culinária oriental. Comecei leve em um filé com brócolis, depois veio o yakisoba e por último o sushi. Hoje sou fã de carteirinha. E como também gosto de cozinhar resolvi unir o útil ao agradável e pra minha surpresa, é fácil de fazer =D

Primeira tentativa foi o Shogayaki e o sucesso foi tremendo! Namorada e eu achamos tão bom quanto o do Sansai e o preço sai mais em conta.  Pra quem quiser se arriscar só conferir a receita. Próxima vez que fizer eu tiro uma foto e deixo aqui.

Meu shogayaki =D

Meu shogayaki =D

Receita de Shogayaki

Ingredientes

• 200 g de contrafilé fatiado

• 15 g de cebola
• 5 g de gengibre desfiado
• 5 g de margarina
• 12 ml de shoyu
• 10 ml de óleo
• 8 ml de saquê mirin
• 5 ml de vinagre
• 1 dente de alho pequeno
• 1 pitada de açúcar

Antes de pegar todos os ingredientes, eu recomendo congelar a carne se você comprar uma peça inteira. No shogayaki a carne precisa ser cortada bem fininha, então se ela estiver meio congelada ajuda muito. Você também pode tentar com outra carne além do contrafilé para conseguir um sabor diferente.

Modo de preparo

Pra começar, pegue a cebola, metade do gengibre, shoyu, óleo, saque, vinagre, alho e o açúcar e bata tudo no liquidificador. Não se preocupe, a cor é pra ficar estranha assim mesmo. Deixe o molho de lado e pegue a carne. Fatie ela bem fina.

Ligue o fogão e aqueça uma frigideira e derreta a manteiga nela, nessa manteiga você refoga o restante do gengibre. Depois disso é adicionar a carne e deixar ela ali até que ela doure. Quando achar que já está bom é só adicionar o molho até ele ficar bem misturado. E pronto!

É um prato extremamente fácil de fazer, única parte chata é cortar a carne e desfiar o gengibre. Algumas dicas sobre o prato. O gengibre pode parecer pouco mas se você colocar muito o sabor dele fica forte demais, então é melhor ter menos do que muito. Na hora de bater o molho pode achar que ele ficou muito grosso, se quiser pode adicionar mais shoyo ou saque para ele render mais.

Agora é só arranjar um hashi e saborear esse prato.

5 comentários

  1. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Preciso experimentar!!!! Gostei de ler. Gostei mesmo.

    Bjuuuu!


  2. prova viva de que o shogayaki ficou muito bom \o/


  3. vou comer hoje again \o/


  4. Créditos pra fotografa aqui :)


  5. olha só, cozinheiro!

    eu não curto muito cozinha não… mas um dia ainda aprender algumas coisas da culinária japonesa^^

    se quiser depois pego a receita de tempurá com povo aqui de casa e tu tentar fazer :)

    Bom, esse treco aí não tem a aparência muito boa, mas também sou tipo você, prefiro experimentar antes de falar que não gosto^^

    Quando fizer de novo me convide :D hahaha



Deixe uma resposta

