h1

Culinária Oriental – Hot Philadelphia

agosto 22, 2009

Pra quem pensa que só de acertos vive um cozinheiro, vou contar uma tentativa que não deu muito certo.

Não querendo desanimar ninguém claro, pois como eu fiz e errei, você pode aprender com meus erros e acertar.

Depois do sucesso que foi meu Shogayaki nas duas vezes que fiz, eu decidi inovar mais um poquim. Já tinha comprado uma esteira pra enrolar sushi e decidi usar aquilo pra não ficar com aquele sentimento de dinheiro gastado a toa. Depois de algumas pesquisas na net e meu próprio(e limitado) conhecimento de culinária japonesa, decidi fazer um hot philadelphia. Primeiro porque a receita não parecia ter nenhuma dificuldade e segundo porque se ficasse melhor dos que eu já tinha comido ia ficar muuuuuito gostoso. Então tudo bem, sai na rua pra comprar os ingredientes. Aqui em Macaé tem uma loja chamada Mundo Verde(que tem pelo Brasil toodo) que eu consegui encontrar o arroz(por acaso o último pacote) e o Nori(a esteira e os hashis já tinha comprado la antes). Depois disso só faltava o queijo(que achei que ia ser o mais difícil) e o salmão.

Pra quem não sabe, salmão é caro pra cacete caramba. Achei uma peça muito grande pro que eu pretendia usar e não valia a pena então apelei pro kani. O queijo eu achei fácil, um potinho de queijo cremoso baratim(sobrou bastante e fica gostoso num misto quente). Com tudo em mãos parti pra casa pra preparar tudo pra mais tarde.

Pra quem quiser ver a receita e o que eu fiz de errado só conferir em mais.

Chegando em casa deixei o kani fora da geladeira pra descongelar e fui conferir a receita.

Receita de Hot Philadelphia

Ingredientes:

Arroz para sushi

Nori

Massa:

1 xícara de cerveja

8 colheres de sopa de farinha de trigo

Recheio:

400 g de de salmão(que substituí por kani)

200 g de cream cheese

Tudo na mão resolvi começar, exceto por um problema, não sei fazer arroz pra sushi. procurando a receita achei aqui.

Modo de preparo

Arroz pronto, peguei a minha esteira de sushi, separei uma folha de nori em cima e coloquei o arroz. Eu usei a mão mesmo e sempre com ela molhada. Esse arroz gruda demais nas mãos então você usa a água pra conseguir deixar ele no nori. Você não não espalha ele na folha toda não, algo em torno de 3/4 , deixando um bom espaço na ponta pra conseguir fechar depois. Tenta espalhar ele bem pra ficar uma camada fina.

Arroz espalhado, você pega dois pedaços de kani e coloca um pouco abaixo do meio do arroz e logo em seguida coloca o queijo.  Na hora de enrolar ele, aperte bem pra ficar fininho e depois feche as pontas se sobrar espaço. Com o sushi pronto(parece um charutão) é só passar na massa e fritar no óleo bem quente. Depois corte em pedaços finos e sirva ainda quente.

Pra quem já comeu sabe que é uma delícia aquele queijo meio derretido e a massa crocante, dá água na boca só de pensar, mas o meu não saiu tão saboroso assim.

Os erros do iniciante

O primeiro problema que enfrentei foi o arroz. Nunca tinha feito um arroz bom(só aqueles que vem num pacotinho). Então na hora de fazer o arroz usei uma quantidade diferente da receita que vi e não mudei a quantidade de água. A parada queimou enquanto eu assistia televisão. Fiquei puto, meu pai veio ver que cagada eu tinha feito mas eu sou brasileiro, panela lavada vamos tentar novamente.

Dessa vez saiu certinho(até porque chegou uma ajudante), mas na hora de misturar o vinagre com açúcar eu devo ter errado na medida pq ficou um pouco doce demais, o que deixa o arroz meio enjoativo(o cheiro dele tb). Mas o que é um arroz com cheiro enjoado depois de uma panela de arroz queimada? Nada! Não desanimei e continuei montando meu hot philadelphia. Nori na esteira fui começar a colocar o arroz. O arroz agarra demais na mão, eu tinha que molhar ela cada vez que ia colocar mais. Isso me deixou meio impaciente e terminei rapidim. Na hora de enrolar uma surpresa.

Na pressa de colocar logo o arroz pra não ficar agarrando na minha mão, eu pus uma camada grossa de arroz, então ficou um charuto gigante. No segundo eu tentei apertar mais e também não consegui. No total foram 4 charutos(eu sei, rendeu o arroz) e todos numa dimensão maior do que eu queria. Na hora pensei que era bom pq eu tava com fome e deixei assim mesmo, só faltava fritar.

Preocupado com o tamanho da coisa resolvi fechar o melhor que consegui as pontas antes de passar na massar e consegui quase lacrar o interior com o nori. Na hora de passar na massa mais uma decepção, ela não grudava!

Eu rodava e rodava aquele charuto gigante naquela massa feia e o troço ficava escorrendo. O motivo, mais uma vez foi erro de medida. Como usei mais arroz, pensei que ia precisar de mais massa. Mas pra não fazer como o arroz não coloquei só mais farinha mas adicionei mais cerveja também. Acho que demais, pq a massa não formava liga de jeito nenhum. Fiz o melhor que pude e sujei o nori com a massa e fritei tudo.

Na hora de cortar outro problema. Não tenho uma faca afiada decentemente em casa. As que usei amassavam o hot e deixaram ele com uma aparencia meio feia. Mas hot cortado, o cream cheese quase escorrendo pelos lados, shoyo, hashis em mão só faltava experimentar.

A última decepção. Na hora de comer, por incrível que pareça o gosto é bom. O kani tem um gosto mais forte que se mistura no queijo e o arroz envolve o gosto dos dois dando um sabor gostoso ao prato. Só que, como eu errei no arroz, ele ficou meio doce demais e estragou um pouco o gosto. Além disso ele ficou muito grosso e era arroz demais pra quantidade de kani e queijo. Ficou meio enjoativo pra comer tudo igual eu tinha imaginado. Mas no geral não foi um desastre total. O sabor ainda ficou próximo do que eu esperava e até minha mãe experimentou. Além disso serviu pra experiência de não cometer os mesmos erros.

Depois de ter comido tudo, procurei alternativas pra massa(pq pra mim foi o que deu mais errado) e deixo algumas alternativas aqui pra quem quiser tentar.

Feio pelo menos não ficou

Feio pelo menos não ficou

Massa com ovo

1 ovo batido
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 xícara de água bem gelada

Bater o ovo, ate ficar uniforme, adicionar a água gelada até ficar a mistura bem uniforme novamente depois disto aos poucos misturar a farinha de trigo e batendo, nada de bater em batedeira, bate na mão e não muito rápido.

Quando ela começar a forma um fio ela ta no ponto, deixe no freezer uns 30 a 40 min.

Na hora de passar o charuto nesta massa é só dar uma pequena diluída nela bem pouco algo como duas a três colheres de sopa de água.

Outra alternativa também é passar o charuto na farinha antes de passar na massa. Ou então fritar coisa de 10s e depois passar mais massa.

Quem testar e der certo posta uma resposta aqui pra eu saber qual a melhor alternativa Oo

1 ovo batido
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 xícara de água bem gelada

Bato o ovo, ate ficar uniforme, adiciono a água gelada até ficar a mistura bem uniforme novamente depois disto aos poucos vou misturando a farinha de trigo e batendo, nada de bater em batedeira bate na mão e não muito rápido.

Quando ela começar a forma um fio ela ta no ponto, deixo no freezer uns 30 a 40 min.

Na hora de passar o charuto nesta massa eu dou uma pequena diluida nela bem pouco algo como duas a três colheres de sopa de água.

6 comentários

  1. Fotografia: Ráisa Lima
    Obrigada


  2. a ajudante e cobaia o/


  3. Congratulations on your blog. Visit me and see a lot about culináriae revenue. http://artedecozinhar.blogspot.com/ Best Regards


  4. Ah, eu acho que tu se saiu bem, já que é iniciante.
    Sempre achei que hot philadelphia fosse bem complicadinho de fazer.

    A aparência tá boa, na próxima tu acerta o arroz e a massa, e me chama pra comer tbm =D


  5. Vou tentar fazer com seus erros. Só que como estou grávida, não tenho imunidade para toxoplasmose e já vi 2 casos de mãe que adquiriram toxo na gestação decorrente de comida japonesa, vou tentar fazer com o salmão assado. Não aguento mais ficar sem comer japa!!! Adorei o post! bjnhos


  6. eu acrescentei mais farinha e deixei a massa mais consistente, fritei e ficou bem muito bom, a massa grudou na alga e até ficou legal e bem gostoso, foram os primeiros a “evaporar”



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: