h1

Viagem de Chihiro

outubro 15, 2009

A viagem de Chihiro ou Sen to Chihiro no kamikakushi é uma animação de Hayao Miyazaki(esse cara é bom!) que conta a história de uma garotinha chamada Chihiro.

Quando os pais decidem se mudar, Chihiro fica inconformada de deixar pra tras os amigos e sua velha vida, mas o que uma garota de 10 anos pode fazer? No caminho pra nova casa, ela e os pais se perdem e acabam de frente a um túnel. Seguindo os pais curiosos, ela encontra uma cidade aparentemente abandonada mas cheia de comida. Enquanto os pais saboreiam os pratos, ela decide explorar a cidade, mas então ela encontra Haku, um garoto que a diz que deve deixar a cidade antes do anoitecer. Assustada ela volta para pegar os pais mas que se transformaram em porcos! Agora essa mimada garotinha tem que arranjar um jeito de quebrar o feitiço dos pais e encontrar o caminho de casa.

Chihiro e Haku

Chihiro e Haku

Depois de Cavaleiros do Zodíaco, foi a primeira animação que eu quis MUITO ver. Eu tinha lá meus amigos otakus e todos falaram bem desse filme, assisti e não me arrependi.

A história tem muitos detalhes da mitologia oriental que não faziam muito sentido na primeira vez que vi, então tem uma ou outra coisa que você não entende muito bem, mas que de nenhuma maneira te impedem de aproveitar o filme. É uma animação, então tem muitas partes que são voltadas pra crianças mas a trama, as decisões e lições durante a jornada de Chihiro podem ser meio complexas pra algumas entenderem. É um filme que recomendo pra uns 12 anos pra cima pra entender bem tudo o que Miyazaki queria passar.

O filme foi lançado em 2001 e tem uma qualidade que muitas animações novas não têm. A protagonista começa uma criança emburrada e a medida que ela vai crescendo(como pessoa) você consegue notar ela ficando mais bonita na tela(não, não sou pedófilo! É bonita kawaii). As cenas de ação são incrivelmente bem feitas e conseguem te transportar pra dentro daquele mundo fantasioso. Muitas vezes você quase consegue sentir o vento batendo no seu rosto enquanto ela corre, ou o calor da água quente na casa de banhos. Tudo isso aliado a uma protagonista que se torna carismática ao longo do filme, acompanhada de um Deus-sem-rosto e um ratinho, contando com a ajuda ocasional de um dragão, tornam A viagem de Chihiro um ótimo filme para se ver num fds.

Hayao Miyazaki tem seu nome em outros filmes que também são muito bons como Tonari no Totoro, O castelo animado e mais recentemente Gake no ue no Ponyo, mas isso é assunto para um outro post.

2 comentários

  1. Ahh eu vi no cinema!! ehauehuehuae achei meio confuso mas é um bom filme!


  2. Hayao Miyazaki é o cara!

    Eu tenho os Picture Book da Viagem de Chihiro e Meu Vizinho Totoro. Ainda tenho que caçar os outros livros dele…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: