h1

Google Wave

novembro 11, 2009

Algum tempo atrás li em algum lugar sobre o google wave, uma nova iniciativa da google e que talvez revolucionasse as interwebs. Tinha um vídeo pra quem quisesse assistir(de uma hora e meia!) e bom, eu tenho preguiça. Mas ainda assim você podia pedir pra ser convidado e adivinha só? Eu fui!(Se quiser também olha o final do post!)

Dia 26 eu recebi o convite e já criei minha conta! Mas na hora que entrei, bem..fiquei perdido. Não que seja muito complicado nem nada, mas eu não sabia quais os recursos disponíveis e minha lista de contatos estava vazia. Deixei o wave um pouco de molho e fds experimentei um pouco pra conhecer ele, e me amarrei!

O layout eh como o do gmail, um menu de navegação e seus contatos na esquerda da tela. A primeira diferençaé que na sua caixa de entrada, ao invés de emails, vc tem as waves. Você começa com algumas que a google te mandou e pode criar outras e convidar outras pessoas pras suas waves. A primeira vista, me lembrou um fórum, você tem os tópicos e ao clicar neles abre do lado as mensagens, porém as possibilidades parecem muuuuuuuito mais divertidas e úteis(e olha que acho que ainda não descobri tudo)!

A primeira característica(que eu adooooro) é o tempo de resposta! Tudo acontece em tempo real(quase tudo). Pra quem usou o ICQ e lembra de como eram os chats, é a mesma coisa, o contato que estiver na mesma wave que você consegue ver o que você está escrevendo enquanto digita. Meio chato quando você escreve algo errado e fica pensando no certo, mas divertido quando a pessoa fica mudando de ideia no meio da frase xD

Outro função interessante, é a edição. Você pode estar lah conversando com alguem e nota que o jumento cidadão escreveu “almentar”. Existe a opção de editar a mensagem dele e tirar aquele assassinato da gramática da sua vista. Uma função muito útil em algo como um trabalho em grupo que o grupo não pode se reunir.

Falando em grupo que não pode se reunir, o wave tem muitas possibilidades nesse quesito. Vamos montar uma situação hipotética:

Praia no fds: Sua galera resolve ir na praia! Mas tem uns que não sabem onde todo mundo mora, com que faz pra chegar na praia, quem pode dar carona. O wave resolve! Não, ele não te dá carona, mas te ajuda a achar uma. Existe um gadget de mapas, em que você pode adicionar marcadores e linhas(pra marcar um caminho talvez) em que todo mundo pode marcar sua casa e a praia que todo mundo vai se encontrar. Quem for de carro avisa e olha no mapa a casa de quem tá no caminho. Muuuito prático!

Os gadgets nesse caso, são o que tornam o google wave uma grande jogada. Existe um de mapas e outro de sim/não que vieram com o wave, mas existe a opção de adicionar um novo pela URL que tem suporte a criação de novos gadgets e bem, o pessoal está com umas idéias muuuito boas.

Alguns dos mais interessantes que vi vo colocar aqui embaixo uma explicação. Não são difíceis de achar, mas quem quiser eu coloco o link depois.

Joguinhos: Pra passar o tempo, nada melhor do que um joguim pela net com os amigos certo? Existem 2 gadgets(que eu vi) pro wave nesse estilo. Um de xadrez e o outro de sudoku. O de xadrez permite algumas jogadas ilegais então ainda tem espaço pra melhorar. O sudoku, vc vai ganhando pontos a medida que acerta e perdendo quando erra. Rola um contador do lado.

RetroChat: Pra quem tem saudade dos chats a moda antiga, esse aqui consegue te deixar nostálgico.

Napkin: Esse aqui é um gadget pra desenhar, e só. Não tem tanta utilidade mas é divertido =D

Outros que não testei e parecem interessantes:

Ribbit: Se a wave tá devagar demais pra vc, só usar esse gadget. Ele permite ter um chat de voz com os outros participantes.

VideoChat Experience: Se só falar não der pra satisfazer, parte pro vídeo! Uma videoconferencia agora com todo mundo que vc quiser. Pelo que li a qualidade não é tão boa, mas bom, é novo ainda.

O googlewave em geral é novo, mas o que eu vi até agora me agradou muito e não duvido nada que o futuro dos mails seja assim. Tem certas coisas que eu não consigo fazer(ou só não descobri como) que me irritam um pouco, como não conseguir excluir um contato da wave que eu tenha adicionado errado, ou então descobrir a URL do gadget que inseri, mas o wave é recente e a tendência é melhorar.

Convites

Como o acesso pra ele é restrito, você precisa ser convidado por alguem que tenha convites e adivinha quem tem uns convites sobrando? Distribui alguns pros amigos mas sobraram outros. Se alguem tiver interessado só deixar um recado nos comentários que eu convido ^^ Lembrando pra por favor por um e-mail que seja do gmail ¬¬

Caso eu tenha mais de 5 comentários(sempre rola um povinho interesseiro) eu vou sortear de alguma maneira. Caso vc já tenha uma conta, me adiciona lá gugastavo@googlewave.com

7 comentários

  1. Eu quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estou muito curiosa!! Mas parece ser interessante pelo que você contou!


    • Ninguem se interessou xD
      Toma um pra vc logo ^^


  2. Aah, me manda um convite? Eu tinha escutado falar, mas não sabia exatamente o que era. Entendi mais ou menos, mas tô louca pra ver como é. HAHAH
    Beijocas


    • Vai la então mais um convite ^^


  3. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o Wave… Após ler seu post me interessei, parece ser realmente muito bom para usar com grupos que não podem se reunir…
    E dei uma olhada no vídeo, achei muito legal…
    Gostei do seu blog, abraços.


  4. Obrigada pelo convite!
    E eu sei dos outros visuais do RainLendar, mas não gosto de nenhum :x
    Beijocas


  5. até hoje não entendi direito o propósito do google wave xD

    quem sabe num dia que tiver paciência para mexer nisso^^



Deixe uma resposta

